Comércio eletrônico está em expansão em Mato Grosso
As empresas estão investindo neste tipo de alternativa, com o objetivo de captar mais clientes, oferecendo comodidade e praticidade. Esse é o caso da Kadri Informática. Desde início do ano, a empresa, que trabalha com vendas no varejo, passou a disponibilizar seus produtos para serem comercializados via internet.
Em entrevista ao MidiaNews, Isaías Alencar Dias, presidente da organização no setor de Tecnologias – Sucesu/MT, revelou que, atualmente, são comercializados, em todo Brasil, cerca de 8 bilhões no comércio eletrônico.
Segundo ele, o mercado sofreu grande transformação. E citou como exemplo o fato de que, há cinco anos, os produtos mais vendidos eram CDs e DVDs. Hoje, estão no ranking dos mais vendidos os produtos das áreas de informática, eletrônico, eletroeletrônicos, entre outros.
A vantagem na venda na internet é o custo reduzido, tanto para o lojista quando para o consumidor. E o fato de a abrangência ser maior, pois os produtos podem ser comprados por qualquer indivíduo, em qualquer lugar no país. Na maioria dos casos, o frete é grátis.
Os preços dos produtos vendidos na web, normalmente, são reduzidos, mas vale destacar que alguns itens têm tarifas tabeladas pelo próprio fabricante. “As estatísticas mostram que as vendas na internet crescem mais do que as realizadas na loja física. E a tendência é crescer ainda mais, em função da comodidade e da praticidade”, explicou Alencar Dias.
Conforme explicou, existe ainda uma desconfiança por parte das pessoas com relação à demora na entrega, ou que o produto nem seja entregue. Tal receio, segundo ele, tem sido quebrado. As vendas, em sua maioria, são feitas pelo cartão de crédito, com opção de parcelamento, ou com boleto bancário. Os produtos mais comercializados são notebooks, livros, jornais, revistas e eletrônicos.
Além disso, segundo Alencar Dias, as fraudes na internet são maiores, mas os problemas podem ser evitados tomando alguns cuidados, entre os quais, comprar em empresas conhecidas no mundo físico, ter boas referências dos estabelecimentos utilizando ferramentas disponíveis na internet. E sempre desconfiar de preços muitos baixos, que podem levar o consumidor a adquirir o produto e ser enganado, e não utilizar computadores de terceiros para realizar as transações.
Dados
Segundo dados da e-Bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, o número de consumidores brasileiros do mercado varejista virtual evoluiu de 2 milhões em 2002 para 13,2 milhões, em 2008. A quantidade de lojas virtuais aumentou de 300 para 3.500 e o faturamento do comércio virtual cresceu de R$ 800 milhões para R$ 8,20 bilhões. A expectativa da e-Bit é de que 2009 termine com 17,2 milhões de compradores on-line no Brasil, com uma movimentação anual de R$ 10 bilhões. No primeiro trimestre de 2009, o comércio eletrônico brasileiro apresentou um crescimento de 25%, gerando um faturamento total de R$ 2,3 bilhões. Os livros são a mercadoria mais comprada, com 17% de participação, seguido por produtos de saúde e beleza (12%), informática (11%), eletrônicos (9%) e eletrodomésticos (6%). As vendas de CDs e DVDs registraram menos de 5% de participação, deixando de figurar entre os produtos mais vendidos.