Ir para o conteúdo

Seminário apresenta Sistemas de TI do Estado

O 5º Seminário do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia de Informação (Seiti) começou na manhã desta sexta-feira (18.04), no Centro de Eventos Pantanal, com uma apresentação do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan).

O evento é promovido pelo Governo do Estado, dentro da feira da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (SUCESU-MT), para a troca de experiências, busca de novas tecnologias e divulgar as ações na área de TI no âmbito do Executivo estadual.

Cerca de seis palestras sobre Tecnologia de Informação e gestão pública nos mais diversos órgãos do Governo de Mato Grosso será apresentada durante todo o dia. O Fiplan, sistema de gerenciamento do Estado onde estão reunidas todas as ferramentas de planejamento, orçamento e finanças, interligando-os num único programa, foi apresentado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan-MT), Arnaldo Alves Souza, representando o presidente do Conselho Superior do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação (Cosint), secretário da Seplan Yenês Magalhães.

O Estado tem evoluído na Tecnologia de Informação voltada à gestão pública. Segundo lembrou Souza, Mato Grosso é considerado hoje pioneiro em algumas atividades que envolvam gestão e TI. “O governo Blairo Maggi procura através da tecnologia fazer com que as coisas aconteçam de uma forma mais rápida possível e com eficiência e transparência. Aqui neste seminário, cada secretaria traz o que tem de mais novo, de inovação, nas ferramentas, buscando essa eficiência”, destacou o presidente do Cepromat, Luiz Fernando Caldart.

Além da Seplan e do Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), também apresentam o funcionamento do seu Sistema de TI, as Secretarias de Estado de Administração (SAD), Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Educação (Seduc), Ciência e Tecnologia (Secitec) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O público presente é formado por técnicos de TI dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, fornecedores e empresas parceiras do Governo.

O evento reúne representantes de pelo menos 20 estados brasileiros, além dos servidores regionais. Para Caldart, dessa forma prefeitos e empresários têm a oportunidade de conhecer essas ferramentas, podendo inclusive ser levado para os municípios e outros estados, “fazendo gerar renda para Mato Grosso”, completou. Ele junto ao coordenador do 5º Seminário do Seiti, diretor de Gestão do Cepromat, Divino Silva Miranda, abriu o dia de trabalho. Também participaram da abertura, o vice-presidente TI da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), Joaquim Costa Júnior.

DIRETORES DE TI

Paralelo ao 5º Seminário ocorreu até às 12h desta sexta, no Hotel Deville em Cuiabá, a 87ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos de Informação e Comunicação. O evento reuniu diretores de TI da maioria dos estados do país e representantes de empresas da área no Brasil. Na noite dessa quinta-feira (17.04), os participantes do encontro visitaram a feira da Sucesu que é um evento promovido com a parceria do Governo do Estado e prossegue até sábado (19.04).

PROGRAMAÇÃO

14h às 15h – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema-MT

15h às 15h30 – TECNOLOGIA E A AGROPECUÁRIA Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso -Indea-MT

15h30 às 16h – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp

16h às 16h15 – Coffe Break

15h15 às 17h45 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO Secretaria de Estado de Educação – Seduc Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia -Secitec

17h45 às 18h -Encerramento

Fonte:SECOM por SÍLVIA DEVAUX

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.

Role para cima