Conferência magna sobre Inteligência Artificial conquista platéia de 400 pessoas
O palestrante destacou em sua explanação que o Ontoweb é o primeiro buscador do mundo a trabalhar com engenharia de ontologias e é fruto de um projeto de desenvolvimento científico, utilizando semânticas e estruturas valorativas para contextualizar as buscas e refinar os resultados. “Só par se ter idéia a Web semântica daqui a algum tempo será o grande diferencial entre algo que funciona ou não dentro da internet e, o ontoweb utiliza dessa evolução”, pontuou.
A otimização que o buscador Ontoweb visa proporcionar ao usuário fascinou o público presente. “Com a implantação definitiva do novo buscador as nossas consultas serão mais rápidas e eficientes, nos levando direto ao que nos interessa. Não fazendo com que percamos tempo com os lixões da internet”, opinou o administrador de redes, participante do evento, Artur Cony Cavalcanti Filho.
Devido a sua eficiência o tema foi escolhido para ser ministrado como palestra magna por ter uma abordagem inovadora dentro da evolução da inteligência artificial. O presidente da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (SUCESU-MT), Adriano Niehues definiu o buscador Ontoweb como uma nova tecnologia que acaba de surgir no Brasil e promete antecipar a chegada do futuro. “É um incrível e inteligente motor de busca, baseado em ontologias e técnicas de inteligência artificial, que é capaz de ‘pensar’ durante a seleção das informações. Tudo por meio de análises inteligentes de conteúdo”, explicou.
Para o professor Hugo foi uma honra ter sido convidado pela SUCESU-MT para proferir a conferência de maior importância da feira digital. Inclusive, ele garantiu que voltará a Cuiabá sempre que convidado.
Atualmente, Hugo Cesar Hoeschl é professor credenciado da Universidade Federal de Santa Catarina, presidente licenciado do Conselho Científico do Instituto de Governo Eletrônico Inteligência Jurídica e Sistemas, bem como presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), presidente da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Processamento de Dados (ABEP) e membro consultivo e do júri do Prêmio CONIP SP 2007. Ele concluiu o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2001 e o pós-doutorado em Governo Eletrônico na mesma instituição em 2003.