Ir para o conteúdo

Estados trocam experiências na 87ª Reunião do Fórum de Diretores de TI

O Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) realiza durante todo o dia desta quinta-feira (17.04), no Hotel Deville, em Cuiabá, a 87ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos de Informação e Comunicação. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) para a troca de experiências entre os diretores de TI e representantes de empresas da área dos Estados do Brasil.

Os problemas que afetam a TI, a análise do cenário, o que está vindo pela frente, o que vai acontecer com a Internet no futuro, o futuro da comunicação, como fazer o Estado funcionar melhor com apoio da tecnologia e as perspectivas para o setor estão entre os temas debatidos. Representantes de pelo menos 20 estados participam da reunião. Eles também marcarão presença no 5º Seminário do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia de Informação (Seiti).

“É um evento importante para a área de tecnologia, temos aqui quase todos os estados do Brasil representado, o Conselho Nacional das Empresas de Tecnologia. Um evento desse traz muita novidade, os estados debatem e trazem as suas inovações tecnológicas. Essa troca de experiência faz com que a gente consiga ver alguns casos de sucessos que estão sendo implementados na gestão pública de outros estados, além de divulgar o que Mato Grosso tem feito na área de Tecnologia”, declarou o presidente do Cepromat, Luiz Fernando Caldart.

Os sistemas de TI implantados nos estados têm dado maior eficiência para que a população conheça através da tecnologia toda a transparência que existe dentro dos governos principalmente na eficiência da aplicação dos recursos. “Sabemos que nada no mundo globalizado se passa sem a Tecnologia de Informação e aqui (na reunião) nós temos experiências do que tem de mais novo no Brasil”, disse Caldart, lembrando do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan).

O secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Yenês Magalhães, que participou da abertura do evento, nesta manhã, revelou que dez estados já estiveram em Mato Grosso para trocar informações sobre o Fiplan e mais três estão agendados para vir conhecê-lo. O Fiplan é o sistema de gerenciamento do Estado onde estão reunidas todas as ferramentas de planejamento, orçamento e finanças. “Todas as informações condensadas num só sistema”, destacou o presidente do Cepromat.

A história da Tecnologia do Brasil passa por um momento considerado ímpar para a Abep. Segundo o presidente da Associação, Hugo César Hoeschl, que começou com a explosão da Internet nos últimos 15 anos. “A Internet precisa chegar a mais camada da população. Isto é um grande desafio, mas isso mostra que algo está acontecendo. Uma inovação na nossa sociedade que é fruto de um acontecimento mundial. Então precisamos ter uma legislação que consolide o cenário de TI que seja semelhante à Lei Geral da Telecomunicação que disciplina a relação entre os consumidores e as empresas”, avaliou

INFOVIA BRASIL

A Diretoria da Abep foi recebida nesta quarta-feira (16.04) pelo presidente da Câmara de Deputados, Arlindo Chinaglia, para levar essa discussão à diante e botar essa temática “no centro da discussão parlamentar do Brasil (à apreciação)”. Roeschl falou ainda da Infovia Brasil, cujo projeto começou a ser discutido nas reuniões do Fórum dos Diretores de TI para a operacionalização do sistema, para a troca de dados e haja uma comunicação entre as pessoas, esses dados

“Fazer com que todos os modelos tecnológicos falem o mesmo idiomas, fazer com que os custos sejam adequadamente repartidos entre os órgãos públicos e a participação da iniciativa privada seja detectada para que a gente tenha um modelo de gestão, de infovia, e ninguém seja surpreendido caso aconteça uma mudança no sistema. Dar um tratamento gerencial padronizado”, finalizou o presidente da Abep.

CEPROMAT

O modelo de gestão do Cepromat, com todas as novidades incluindo a implantação e desenvolvimento do Fiplan e do Sistema de Gerenciamento de Convênios (Sigcon). A 87ª Reunião do Fórum de Diretores de TI é coordenada pelo vice-presidente de TI da Abep, Joaquim Costa que considera o evento muito rico na troca de informações, “muitas coisas que forem apresentadas poderão ser aproveitadas nas organizações”.

Os participantes do evento à noite, a partir das 19h, visitam a feira da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (SUCESU-MT). Nesta sexta-feira (18.04), eles participam do 5º Seminário do Seiti, no Centro de Eventos Pantanal.

Fonte:SÍLVIA DEVAUX / Redação/Secom-MT

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.

Role para cima