Congresso traz a Mato Grosso o que há de mais atual no mercado tecnológico
Uma programação preliminar antecipa aos participantes do “Mato Grosso Digital” algumas atrações do evento, que inicia no dia 17 deste mês e se estende até o dia 19, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. São palestras, conferências, estandes, tutoriais e olimpíadas. Três dias para que a população possa conferir de perto novidades nas áreas de gestão empresarial, tecnologias de sustentação e desenvolvimento socioeconômico ambiental do Estado, educação, saúde, tecnologia de comunicação, segurança, eletroeletrônico, entre outras.
Para a quinta-feira (17.04) já estão confirmadas as seguintes palestras: Melhores Práticas em Infra-estrutura de Data Centers, Virtualização com o Novell Suse Linux Enterprise Server 10 (XEN), Solução TOTVS (RM, Microsiga e Logocenter) para o Varejo, Conectividade, Convergência e Conformidade – Com Segurança, além da conferência sobre Cidades Virtuais.
A palestra Conectividade, Convergência e Conformidade – Com Segurança, por exemplo, irá explicar como as necessidades atuais de conectividade, convergência e conformidade influenciam no trabalho dos administradores de rede, e como é possível facilitar o trabalho de administração de recursos, de forma eficiente e segura.
Na sexta-feira (18.04) mais temas serão debatidos: Tudo sobre as Certificações de TI Microsoft, Metro Ethernet, Aceleração de Aplicações, Outsourcing de Impressão, Rede 3G, Aplicações VoIP e WVoIP nas PMEs e Órgãos Públicos, Call Center – CRM, Soluções Canon para Mercado de Exames Médicos, Visualização de Informações associada à Realidade Virtual, Inclusão Social pela Inclusão Digital: experiências no Médio Araguaia, entre outros.
A Inclusão Social pela Inclusão Digital, por exemplo, é uma proposta em busca da excelência no que tange a área de informática aplicada ao ensino aprendizagem. Este projeto pretende aproximar sociedade e universidade pública, com um compromisso social com a população das cidades de Barra do Garças (MT), Aragarças(GO) e Pontal do Araguaia (MT). Este é um projeto de extensão em vigor desde 2004, e já capacitou mais de 250 pessoas, entre eles professores e alunos da rede pública de ensino, pessoas de baixa renda, deficientes visuais, terceira idade, índios, polícia militar, dentre outros cidadãos de baixa renda. Sendo estes capacitados por mais de 25 bolsistas do curso de Licenciatura Plena em Informática.
No sábado (19.04), último dia de evento, serão trazidos então novos temas, como Virtualização com o Microsoft Windows Server 2008, Novidades do Microsoft SQL Server 2008, Métricas voltadas para a Qualidade de Software, Solução TOTVS (RM, Microsiga e Logocenter) para o Segmento de Projetos, Obras e Construção, Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), Solução TOTVS (RM, Microsiga e Logocenter) para Agricultura, Biodiesel. A III Olimpíada Mato-grossense em Informática e Telecomunicações também está marcada para este dia.
Durante o evento haverá ainda sessões técnicas, abordando assuntos ligados às áreas de sistema de informação, software livre, rede de computadores, tecnologias de comunicação, aplicações para a Internet, sistemas operacionais, agrobusiness, engenharia de software, gestão da tecnologia e da informação, realidade virtual, hipermídia e multimídia, segurança da informação, inteligência artificial, inclusão digital, informática educativa, informática pública e infromática e sociedade.
“Todos esses temas serão trazidos por profissionais renomados de grandes empresas e pesquisadores de diversas universidades do país. É a oportunidade para acompanhar o que existe de mais novo no mercado. Afinal, se hoje a comunicação pessoal e institucional está mais fácil, é porque existe um conjunto de atividades e soluções providas por recursos de computação, que permite manipular informações de maneira rápida e eficiente”, lembrou um dos coordenadores do evento, Robson Augusto Siscoutto, da Universidade de Cuiabá (Unic).