Governo apresenta Sistema de Informação e Tecnologia da Informação no “Mato Grosso Digital”
O cidadão mato-grossense terá a oportunidade de conferir de perto a aplicação dos recursos públicos do Estado no evento “Mato Grosso Digital”. A demonstração compõe uma das participações do Governo do Estado, por meio do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), que realiza no dia 18 de abril, durante a feira, o “V Seminário do Sistema Estadual de Informação e Tecnologia da Informação” – SEITI.
O seminário apresentará soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Cepromat e utilizadas em várias Secretarias Estaduais de Mato Grosso. “Os produtos governamentais da área de TI são criados para facilitar a vida do cidadão e deixam claro que o governo atua de uma forma pró-ativa, pois procura buscar mecanismos e desenvolver sistemas que melhorem a gestão e disponibilizem serviços eficientes à população”, destaca o diretor presidente do Cepromat, Luiz Fernando Caldart.
O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Estado de Mato Grosso (Fiplan), construído por meio da parceria entre Cepromat, Secretarias de Fazenda e de Planejamento, será um dos produtos de vanguarda expostos no seminário, principalmente por representar um novo modelo de gestão pública que usa todos os recursos tecnológicos. “Os resultados do Fiplan são os melhores. Reflexo disso é o fato de vários Estados estarem interessados em levá-lo para ser utilizado em suas regiões como uma ferramenta de gestão do Estado”, afirma Caldart.
Durante as palestras serão apresentadas outras novas tecnologias do Estado, como o Sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Sistema de Informações Gerenciais (SIG), Painel de Indicadores de Controle do Planejamento e Orçamento, Sistema de Gestão Acadêmica, Sistema de Gerenciamento Escolar (SIG Escola), Sistema de Gerenciamento de Medicamentos de Alto Custo (SGMAC), Painel de Indicadores de Controle de Combustíveis, Sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos de Produtos Florestais (CC-SEMA), entre outros.
Para participar do seminário não é necessário fazer uma pré-inscrição. Qualquer interessado poderá conhecer as diversas formas de tecnologia que o Governo do Estado tem utilizado, sem contar que o próprio governo fez uma convocação dos servidores a participarem das palestras, por ser uma ação governamental, e eles os multiplicadores dessas informações.
A feira digital traz como tema “Mais Tecnologia Menos Custo de Gestão”. É uma realização da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (SUCESU-MT) e demais parcerias. Acontece de 17 a 19 de abril, das 16h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).