Feira de tecnologia terá unidade de inclusão digital
A maior feira de tecnologia do Estado – o evento Mato Grosso Digital, que será realizado em Cuiabá de 17 a 20 de abril, também irá contar com a participação da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que levará ao conhecimento de todos o projeto Mato Grosso Ação Digital.
A ação é desenvolvida desde 2004, beneficiando a população carente com centros de acesso gratuito a computadores, inclusive, à internet. Na feira, o projeto terá um espaço exclusivo, no qual será montado um ambiente semelhante às unidades de inclusão digital já instaladas no Estado.
Através do Governo do Estado, a inclusão digital está presente em 47 municípios de Mato Grosso. São centros dotados de computadores e um servidor, a maioria adquiridos com recursos do Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (Fupis). Cada unidade tem a meta de realizar aproximadamente 400 atendimentos por mês. Algumas ainda oferecem curso de informática básica à comunidade.
Segundo o coordenador do projeto, César Vidotto, o evento será uma excelente oportunidade de colocar a ação em evidência. “Em termos de tecnologia, esta será uma das maiores feiras do Centro-Oeste, ou seja, uma grande chance de demonstrar aos visitantes o desenvolvimento da ação no Estado, além de buscar novas parcerias, já que para este ano está prevista a implantação de mais 13 unidades em Mato Grosso.
Durante a feira funcionaremos como uma verdadeira unidade de inclusão digital, com máquinas com a tecnologia “Thin Client”, que armazena dados em um único servidor”, explicou.
FEIRA – Trazendo o tema “Mais Tecnologia Menos Custo de Gestão”, o congresso tem o intuito de sensibilizar a população sobre a importância de aprendizagem e aperfeiçoamento dos benefícios gerados pela evolução tecnológica. É uma realização da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (Sucesu-MT) e demais parcerias.
Mais de 12 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de evento. Todas poderão conferir de perto novidades nas áreas de gestão empresarial, tecnologias de sustentação e desenvolvimento socioeconômico ambiental do Estado, educação, saúde, tecnologia de comunicação segurança, eletro eletrônico, entre outras.