Ir para o conteúdo

Governo eletrônico será apresentado durante feira de tecnologia

Grandes empresas, organizações não-governamentais e governamentais já confirmaram parceria na maior feira de tecnologia do Estado, o evento “Mato Grosso Digital”, uma realização da Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (SUCESU-MT), que acontece de 17 a 20 de abril deste ano, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O Governo do Estado, por exemplo, é um dos parceiros que levará grandes novidades à população, promovendo ações que demonstram como funciona o Governo eletrônico, uma tendência global.

De acordo com o diretor de Gestão em Tecnologia e Informação do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), Divino Silva Miranda, a idéia é levar ao conhecimento dos mato-grossenses as formas como o governo utiliza a tecnologia para facilitar a entrega de serviços ao cidadão.

“Hoje o Governo do Estado trabalha com dois tipos de prestação de serviços: os presenciais e não-presenciais. Nos presenciais é indispensável a presença do cidadão para a realização do mesmo, como é o caso dos serviços de saúde. Já os não-presenciais podem ser feitos via Internet, como por exemplo, a emissão de algum documento. Atualmente, graças as tecnologias de informação, isso já é uma realidade. Outra novidade interessante e já bastante utilizada é a Delegacia Virtual, através da qual o cidadão não precisa passar pelo constrangimento de entrar em uma dependência policial. Seu Boletim de Ocorrência (BO) é feito pela Internet mesmo, com agilidade e o conforto proporcionados pela tecnologia”, detalhou o diretor de Gestão em Tecnologia e Informação do Cepromat.

Ainda é uma surpresa todas as novidades que irão movimentar a feira, mas não resta dúvidas que chamará a atenção das mais de 12 mil pessoas esperadas durante os quatro dias de evento. “Nesta parte de Governo Eletrônico, ainda não definimos tudo que será demonstrado a população, mas temos vários projetos interessantes, que grande parte das pessoas desconhece. Temos softwares que monitoram o meio ambiente, além das áreas da saúde e educação. Faremos uma seleção interna de tudo que é interessante para levar à feira”, antecipou Divino.

Tendo em vista suas linhas de atuação, de serviços e gestão, o Governo do Estado também apresentará durante o evento seu sistema informatizado que proporciona uma gestão com mais transparência. “O fato é que investimos em tecnologia, mas a sociedade desconhece. A feira será a oportunidade de mostrarmos tudo isso, além de apresentar a Internet como um canal que possibilita ao cidadão acompanhar as ações de Governo. Só assim poderemos contar mais com a participação efetiva da sociedade em determinadas ações, estreitando esta relação Governo/Sociedade”, comentou Divino Silva Miranda.

EVENTO

Com o tema “Mais Tecnologia Menos Custo de Gestão”, a feira tem o intuito de sensibilizar a população sobre a importância de aprendizagem e aperfeiçoamento dos benefícios da evolução tecnológica, além de impulsionar a economia da região, já que devem ser movimentados financeiramente neste período de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões. A feira ainda irá contribuir significativamente para a geração de emprego e renda, com cerca de 300 empregos diretos e outros 2,5 mil indiretos.

“O evento se faz necessário diante da constante velocidade da informação, quando se torna obrigatória a criação de espaços para expor produtos com tecnologia de vanguarda no mercado, atualizar conhecimento e ao mesmo tempo efetuar negócios, conseqüentemente, agregando novas parcerias. A intenção é ainda promover a integração dos três pilares da sociedade: acadêmica, empresa e Governo, além de promover integração de idéias e iniciação científica de pesquisadores das áreas de computação e telecomunicações”, destacou o presidente da SUCESU-MT, Adriano Niehues.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.

Role para cima